1) As mães devem amamentar seus filhos no mínimo por seis meses, pois no ato da amamentação a criança estará fazendo com que sua boca desenvolva, criando uma base óssea favorável à erupção dos dentes temporário e permanentes; forma-se aí o perfeito vedamento labial da criança pelo seio da mãe.
Além disso a amamentação obriga a criança a respirar pelo nariz, fazendo com que haja crescimento das narinas e seios maxilares que serão importantes para uma perfeita respiração nasal futura.
A posição correta deve ser a mais vertical possível, alternando o lado da mamada.
Não devemos esquecer o valor do leite materno quanto à imunidade contra doenças e o afeto que é transmitido na amamentação.
2) Deve-se evitar o uso das chupetas (bicos), mamadeiras, bem como chupar dedo.
3) A criança não deve dormir com o braço debaixo do travesseiro, nem com a mão sob a face (posição de anjinho). Devem dormir sempre de lado.
4) A alimentação deve ser feita com alimentos duros, fibrosos e não pastosos e liquidificados. Uma mastigação vigorosa, bilateral e alternada promove tonicidade muscular e um desenvolvimento ósseo bucal harmônico.
5) As mães devem cuidar para que seus filhos não durmam de boca aberta. Caso isso ocorra diariamente, mesmo na ausência de gripes e resfriados, procurar o Otorrino para um exame de obstruções nasais.
6) Manter as narinas desobstruídas, limpas. Fazer a higienização, conforme indicação do Pediatra.
7) As mães devem observar a postura correta das crianças em suas atividades diárias.
· Cuidar da postura dos ombros ao caminhar.
· Sentar ereto, com as costas apoiadas no encosto da cadeira.
· Não carregar mochilas muito pesadas. Preferência em carrinhos.
Em suma, a criança deve sempre respirar pelo nariz, pois assim, a possibilidade de crescer SAUDÁVEL será maior.