Dicas para uma boa higiene bucal

Regras básicas para um sono melhor!
maio 21, 2018
Saúde bucal na infância
maio 24, 2018

Dicas para uma boa higiene bucal

1) Frequência – Escove os dentes, no mínimo, 3 vezes por dia, com creme dental com flúor por, no mínimo, 2 minutos, principalmente de manhã, após comer e antes de dormir.

2) Escolha da escova – Invista em uma escova macia, que deslize facilmente entre os dentes e a gengiva. A escova dura ocasiona muita pressão ao escovar, o que pode causar problemas na gengiva, expondo a superfície da raiz do dente. Por este motivo, é indicada apenas para próteses.

3) Técnica de escovação – O segredo é o jeito, e não a força. Não adianta escovar rápido e com força, pois a sujeira só irá se espalhar e não irá alcançar todos os dentes. O correto é fazer movimentos circulares e sem muita pressão. Certifique- se de dar atenção especial à parte posterior da sua boca, uma vez que normalmente é lá que se esconde a maior quantidade de placa.

4) Uso do fio dental – O fio dental atinge áreas de difícil acesso que a escova não consegue alcançar, principalmente entre os dentes e abaixo da linha das gengivas. Por isso, seu uso é indispensável para uma boa higiene bucal.

5) Substituição da escova – A escova de dente deve ser substituída a cada 3 meses.  Além das cerdas estarem gastas e não conseguirem efetivamente cumprir a remoção das placas, neste período, a escova pode conter até 10 milhões de bactérias.

6) Escovação da língua – Além dos dentes, é importante lembrar que o cuidado deve ser estendido à língua, já que ela também retém bactérias nocivas. Resíduos podem facilmente ficar alojados nas papilas, que são estruturas presentes na superfície da língua. Portanto, não deixe de escovar a sua língua diariamente!